quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Como surgiu o conceito dos sete pecados capitais? Quem determinou o número e a classificação dos pecados?

De acordo com o livro Sacred Origins of Profound Things ("Origens Sagradas de Coisas Profundas"), de Charles Panati, o teologista e monge grego Evagrius de Pontus (345 - 399 d.C.) teria escrito uma lista de oito crimes e "paixões" humanas: gula, luxúria, avareza, melancolia, ira, acedia (preguiça espiritual), vaidade e orgulho - em ordem crescente de gravidade. Para Evagrius, os pecados ficavam piores à medida que se tornavam mais egocêntricos, com o orgulho como supra-sumo dessa fixação do ser humano em relação a ele mesmo. No final do século VI d.C., o Papa Gregório reduziu a lista a sete itens, trocando "vaidade" por "orgulho", "acedia" por "melancolia" e adicionando "inveja". Para fazer seu próprio ranking, o pontífice colocou em ordem decrescente os pecados que mais ofendiam ao amor: orgulho, inveja, ira, melancolia, avareza, gula e luxúria. Mais tarde, outros teólogos como São Tomás de Aquino analisaram novamente a gravidade dos pecados e fizeram mais uma lista. No século XVII, a Igreja substituiu "melancolia" - um pecado vago demais - por "preguiça". Assim, hoje os sete pecados capitais são gula, avareza, soberba, luxúria, preguiça, ira e inveja.

terça-feira, 22 de setembro de 2009

Quem teve a idéia da "contagem regressiva"?

O "inventor" da contagem regressiva foi o cineasta alemão Fritz Lang. Em 1930, durante as filmagens de "A Mulher na Lua", Lang se deparou com um problema: o roteiro descrevia uma contagem de 1 a 10 antes do disparo de um foguete. O problema é que o diretor ficou com medo da cena não funcionar, já que a platéia não saberia exatamente quando seria o fim da contagem. A solução? Contar ao contrário, de 10 até zero. A idéia se popularizou e até hoje a contagem regressiva é utilizada (e não só em lançamentos de foguetes!).

Qual a cidade mais antiga do mundo que ainda existe?

Ninguém sabe com certeza, mas arqueólogos consideram que Jericó, Jerusalém e Tel Aviv estejam entre as mais antigas - as cidades israelenses existem há pelo menos 6 mil anos. A cidade de Catal Huyuk, na Turquia, também está entre as mais velhas.

Por que, nas propagandas, os relógios sempre marcam a hora 10h10?

O costume foi adotado por causa da agradável simetria gerada pelos ponteiros. Além disso, surgiu em sua discussão o fato de os ponteiros em 10h10 formarem um sorriso no relógio ? ao passo que a marcação também simétrica de 8h20 mostraria uma boca triste. Finalmente, são muitas as marcas que trazem o logotipo logo acima do ponto central do relógio ? neste caso, os ponteiros em 10h10 emolduram a marca, gerando um movimento natural dos olhos das pessoas para ela.

É verdade que no Hemisfério Sul a água desce pelo ralo sempre no sentido anti-horário e no hemisfério norte acontece o inverso?

Sim. No Hemisfério Sul, a água desce pelo ralo sempre no sentido anti-horário. Se estivéssemos no hemisfério norte, o turbilhão viraria para o lado oposto. A explicação para este fenômeno foi dada pelo matemático francês Gaspard Gustave de Coriolis (1792-1843). Ele observou que o percurso dos objetos sofre um leve desvio em sistemas de rotação uniforme, como a Terra. Nosso planeta gira do oeste para o leste, mas sua velocidade rotacional é muito mais lenta nas extremidades. Por causa disso, um objeto que se desloca dos pólos para o Equador tenderá a mudar sua trajetória um pouco para oeste. No norte, isto significa virar à direita e no sul, à esquerda.

Quanto tempo uma pessoa consegue ficar em greve de fome?

O tempo médio em que é possível ficar em jejum é de 60 dias. No entanto, os resultados podem variar de acordo com o metabolismo do indivíduo, bem como de acordo com a estratégia utilizada durante a greve. A partir do terceiro ou quinto dia de greve, o organismo começa a consumir a gordura corporal para produzir energia. Quando o indivíduo perde cerca de 18% de seu peso inicial (geralmente a partir da terceira semana), o corpo reduz drasticamente o metabolismo. Caso a greve de fome continue, o corpo começa, literalmente, a se consumir - músculos, órgãos - afim de adquirir a energia necessária para continuar vivo.

KARATÊ

A primeira demonstração de caratê aconteceu em Kioto, no Japão, em 1916, feita pelo mestre Gichin Funakoshi. O esporte, de origem indiana, baseia-se no Kata (seqüência de movimentos individuais) e no Kumite (combate livre). A energia aplicada é descarregada por meio do Kiai (grito que dá vida).

Qual o primeiro registro de serial killer brasileiro?

O primeiro serial killer documentado no Brasil é José Augusto do Amaral, mais conhecido como "Preto Amaral", cuja história é contada no livro Serial Killers Made in Brazil,de Ilana Casoy. Nascido em 1871, em Minas Gerais, Amaral morou em vários estados brasileiros e na Argentina, Bolívia e Uruguai, até chegar em São Paulo, onde matou três meninos entre dezembro de 1926 e janeiro de 1927. Na verdade, ele tentou atacar comprovadamente outros dois garotos, e mais quatro crianças desapareceram na mesma época. O "Monstro Negro", como também era chamado, prometia dinheiro aos meninos por algum trabalho e levava-os para algum local ermo, onde estrangulava as vítimas até a morte e depois as estuprava. Ao confessar os crimes, Amaral agiu naturalmente, sem demonstrar qualquer tipo de emoção. Ele morreu na Cadeia Pública de tuberculose pulmonar no dia 2 de julho de 1927, aos 55 anos, e nunca chegou a ser julgado.