quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Mulher chamada 'Jesus Cristo' causa confusão em tribunal nos EUA

Antigamente conhecida como Dorothy, ela foi dispensada por falar demais.
Apesar disso, ela queria participar do julgamento, diz fonte do tribunal

Autoridades judiciais informaram que uma mulher que mudou seu nome para Jesus Christ (Cristo, em inglês) não "fez jus ao nome" nesta semana quando foi convocada a participar de um júri popular.
Previamente chamada Dorothy Lola Killingworth, ela foi convocada a uma corte para integrar o júri em um caso criminal na segunda-feira (30), em Birmingham, no estado do Alabama.
As autoridades disseram à imprensa local que a mulher de 59 anos foi dispensada porque era "desordeira" e ficava fazendo perguntas em vez de respondê-las.
A imprensa local não conseguiu encontrar Christ para que ela desse sua versão.
Sandra Turner, administradora do tribunal, disse que as pessoas ficaram chocadas quando a mulher insistiu que se chamava Jesus Cristo, e alguns potenciais jurados riram em voz alta quando seu nome foi anunciado.
Mas Turner disse que, ao contrário de alguns moradores do condado de Jefferson, Christ não tentou fugir da responsabilidade de integrar o júri e disse que estava "perfeitamente feliz em servir".

quarta-feira, 9 de dezembro de 2009


A cantora brasileira Tetê Espíndola e o compositor francês Phillipe Kasosch estão lançando o cd “BabelEyes – Música das Línguas Virgens”, recheado de músicas cantadas em línguas mortas ou em processo de extinção
Uma das músicas do disco – “Sadis Magicus” – é cantada em latim. Grande idioma do império romano, o latim era composto por 4 mil palavras e seu alfabeto, 23 letras. A língua foi desaparecendo com a queda do poderio militar de Roma. Hoje em dia, ela só é usada dentro da Igreja Católica e no vocabulário científico. Entretanto, o latim deu origem a línguas como o português, francês, espanhol, italiano, romeno, galego e catalão.

O Kama Sutra foi escrito originalmente em sânscrito, uma língua indiana praticamente extinta. O tupi foi língua mais falada no Brasil até o século 18 , quando o Marquês de Pombal proibiu seu ensino em todo o território nacional. Outros idiomas como o corso (falado na ilha de Córsega), torneladiano (variante do finlandês falado na Suécia) e o bretão (usado pelos antigos celtas) também correm o risco de desaparecer.

Por que os chefs de cozinha usam chapéus brancos e altos?


O costume data do século XV, quando os cozinheiros eram bem pagos e respeitados pelos gregos na era bizantina. Quando os turcos derrubaram o Império Bizantino, em 1453, os bons chefs se esconderam entre os monges. E para não serem identificados, adotaram as vestimentas dos monges, incluindo aí um chapéu negro alto e inflado. Com o tempo, mudaram a cor do chapéu para se diferenciarem do clero.