quarta-feira, 29 de junho de 2011

POR QUE FAZEMOS MAIS XIXI NO INVERNO?



As baixas temperaturas estimulam os Rins. O frio inibe a ação das glândulas sudoríparas. No inverno, suamos menos, mas o organismo elimina a quantidade habitual de líquidos. Outro motivo é que por causa do frio as veias contarem. Com isso, o sangue fica concentrado nos orgãos internos. Essa é uma medida para garantir calor ao corpo. A maior irrigação, porém, estimula os rins, que produzem mais xixi. O importante é beber a mesma quantidade de água (2 litros por dia).

terça-feira, 28 de junho de 2011

O que aconteceu com a Cidade de Pompéia descoberta em escavações feitas 1763 a 1764?







Em 24 de agosto de 79, o vulcão Vesúvio mostrou toda a fúria em sua maior erupção que surpreendeu os moradores das cidades de Pompéia, Stabia e Herculano, no golfo de Nápoles, sul da Itália. A população de Pompéia, estimada entre 10 a15 mil habitantes, não tinha a menor idéia de que a montanha abrigava um vulcão. Uma chuva de cinzas e pedra de lapili , que normalmente eram pequenas e que, naquele dia, chegavam a ter 8 metros cada, foram expelidos a quilômetros de altura. Os que sobreviveram às pedras morreram asfixiados por um gás tóxico lançado do Vesúvio. Três dias depois, as três cidades estavam soterradas e os sobreviventes que retornaram, não encontraram mais nada. Só foi localizado o local exato da cidade no século XVI, quando um arquiteto italiano tentou abrir um túnel sob o monte La Civita para levar água do rio Sarno para a cidade de Torre Annunziata. Em 1738, o rei da Espanha Carlos III ordenou as escavações em Herculano, a 8 Km de Nápoles. Em 1763, escavando em outro local, acharam uma inscrição indicando que a cidade encontrada era Pompéia. Nessa época, o engenheiro Alcubierre encontrou o primeiro cadáver que tinha sido transformado em estátua de pedra devido a erupção. Outros cadáveres foram encontrados e entre eles, os três mais famosos: o de uma mãe amamentando seu filho, um cão preso em uma corrente e três jovens que fugiam da Vila dos Mistérios (templo de culto do deus Dionisio). Das posições em que foram encontrados, deduz-se que lutaram para se livrar da morte.

segunda-feira, 27 de junho de 2011

MISSA DO GALO

A Missa do Galo, também conhecida como Missa da Meia Noite, celebra-se devido ao fato da tradição dizer que Jesus nasceu a meia noite. Para os católicos Romanos, este costume de assistir a esta missa começou no 400. Nos países latinos, esta missa é chamada Missa do Galo, porque, segundo a lenda, a única vez que o galo cantou à meia noite foi a noite em que Jesus nasceu. Outra lenda muito antiga diz que, antes de baterem as doze badaladas da meia noite do dia 24 de dezembro, cada lavrador da província espanhola de Toledo matava um galo em memória daquele que cantou três vezes quando Pedro negou Jesus. Depois a ave era levada para a igreja, a fim de ser oferecido aos pobres que, assim, podia ver melhorado o seu almoço de Natal. Em algumas aldeias portuguesas e espanholas, era costume levar o galo para a igreja, para que ele cantasse durante a missa. Quando esse cantava todos ficavam felizes, pois isso representava o prenúncio de boas colheitas. Se o galo não cantasse era considerado um mau sinal. Mas esse costume é muito recente, quando comparado com a Missa do Galo.

domingo, 26 de junho de 2011

CONTO DO VIGÁRIO

Duas Igrejas Católicas em Ouro Preto receberam um presente: uma imagem de santa. Para verificar qual das paróquias ficaria como presente, os vigários resolveram deixar por conta da mão divina, ou melhor, das patas de um burro. Exatamente no meio do caminho entre as duas igrejas, colocaram o tal burro, para onde ele se dirigisse, teríamos a igreja felizarda. Assim foi feito, e o vigário vencedor saiu satisfeito com o presente. Mas ficou-se sabendo mais tarde que o burro havia sido treinado para seguir o caminho da igreja vencedora. Assim, Conto do vigário passou à linguagem popular como falcatrua.

sábado, 25 de junho de 2011

ONU



A ONU é a máxima organização mundial intergovernamental. Fundada em 1945 pelos 51 governos das nações aliadas na Segunda Guerra Mundial, é sucessora legal da Sociedade das Nações, criada depois da Grande Guerra de 1914-1918. O nome Nações Unidas foi concebido pelo presidente norte-americano Franklin Delano Roosevelt e utilizada pela primeira vez numa declaração assinada em janeiro de 1942 por 26 nações, na qual se comprometiam a prosseguir a guerra contra os países do Eixo (Alemanha, Itália e Japão). O Conselho de Segurança da ONU é o principal instrumento para fazer cumprir os propósitos e princípios da ONU. É composto por cinco membros permanentes (China, Estados Unidos, França, Reino Unido, União Soviética) e dez membros escolhidos por um período de dois anos.

sexta-feira, 24 de junho de 2011

ARAKEN O SHOW MAM

De 1983 a 1986, Araken, o Showman!, era o personagem da Rede Globo que anunciava os programas da emissora. Interpretado pelo publicitário José Antonio de Barros Freire, mais conhecido como Barrinhos, Araken representava o brasileiro que não perde o otimismo por nada nesse mundo. Em encenações rápidas e divertidas, o baixinho de cabelos escuros tentava de mil maneiras vender suas ideias para os empresários, que o ignoravam. Sua última aparição foi na Copa do Mundo de 94, em uma propaganda de sapatos e em outra de imóveis.

YUCATAN

A parte do México conhecida como Iucatan vem da época da conquista, quando um espanhol perguntou a um indígena como eles chamavam aquele lugar, e o indígena respondeu "Yucatan". Tempos depois linguístas descobreiram que o índio estava informando "Não sou daqui".

quinta-feira, 23 de junho de 2011

A MAIOR EXPLOSÃO DA HISTÓRIA



Ocorreu em 27 de agosto de 1883, com a erupção de Krakatua, uma ilha no Estreito de Sunda entre Sumatra e Java. Foram devastados 163 povoados e 36.380 pessoas foram mortas pela onda causada pela explosão. Pedras vulcânicas foram lançadas a 55 Km de altura e a cinza caiu a 5.330 Km de distância, 10 dias depois.

NOMES CURIOSOS

A Lei 6.015, de 1973, estabelece que os cartórios de registro civil não podem aceitar nomes que causem constrangimentos futuros a seu portador. Mas por incrível que pareça muitos pais insitem em registrar nomes aos seu herdeiros de forma pejorativa e vexatória. Segue abaixo uma pequena lista de nomes ultrajantes:
João de Deus Fundador do Colto
José Teodoro Pinto Tapado
Lança Perfume Rodometálico de Andrade
Leda Prazeres Amante
Légua e Meia
Lindulfo Celidônio Calafarge de Tefé
Manganês Manganesfero Nacional
Manolo Porras y Porras
Manuelita Terebentina Capitulina de Jesus
Maria de Seu Pereira
Mimaré Indio Brasileiro de Campos
Na Inda Na Vinda Na Volta Pereira
Oceano Atlântico Linhares
Orquerio Cassapietra
Pelumendia Furtado
Primeira Delícia Figueiredo Azevedo
Radigunda Cercená Vicens
Confessoura Dornelles
Ressurgente Monte Santos
Restos Mortais de Catarina
Romulo Reme Remildo Rodo
Sansão Vagina
Serdeberão dos Anjos Pereira Vargas
Sete Chagas de Jesus e Salve Pátria

Porque em alguns paises os Josés são chamados de Pepe?

Nos conventos, durante a leitura das Escrituras Sagradas, ao se referir a São José, diziam sempre: "Patter Putatibus" (Pai Suposto), abreviando em "P.P". Assim surgiu a idéia, nos paises de colonização espanhola, de chamar os Josés de Pepe.

FUCK

Antigamente, na Inglaterra, não se podia fazer sexo sem o concentimento do rei (a não ser que se tratasse de um membro da família real). Quando queriam fazer amor, tinham que pedir para o momarca, que lhe entregava uma placa, que deveriam pendurá-la na porta de seu quarto enquanto tivessem mantendo relações sexuais. A placa dizia "Fortification Under Consent of the King" (Fortificação Sob Consentimento do Rei). Essa é a origem da palavra "FUCK".

quarta-feira, 22 de junho de 2011

PALACIO IMPERIAL DE PEQUIM


O Palácio Imperial localizado no centro de Pequin, China, é o maior palácio do mundo, possui formato retangular e mede 960 x 750 m.

ORIGEM DO NOME DOS CONTINENTES



Na mitologia grega, a Europa foi uma bela ninfa que despertou a paixão de Zeus, o deus supremo do Olimpo. A África é uma deusa que segura um escorpião em uma mão e um chifre em outra. Oceano é o deus dos rios que dá nome a Oceania, já sua filha Ásia, que é a mãe das fontes e dos rios, dá seu nome ao continente ao lado. A única exceção entre os continentes é o americano. Seu nome não tem origem na mitologia grega. América vem do nome do explorador Américo Vespucio. Como todos os outros continentes já tinham nomes femininos quando ele foi descoberto, Américo virou América.

FERRUGEM - O GAROTO PROPAGANDA DA ORTOPÉ


Com pintinhas no rosto e cabelos ruivos, Luiz Alves Pereira Neto recebeu o apelido em 1976, quando atuava no Gente Inocente, da extinta TV Tupi. Participou de Os Trapalhões, da Globo, e dos programas Mini-Júri e Boa Noite, Cinderela, do SBT, durante os anos 1970 e 1980. Mas a fama veio mesmo graças ao trabalho como garoto-propaganda dos calçados infantis Ortopé. Aos 21 anos, media 1,30 metro de altura. É que ao nascer, foi retirado do útero de sua mãe pelas costas, afetando sua glândula de crescimento. Durante 5 anos, fez tratamento nos EUA. Aos 35 anos, com cara de moleque, Ferrugem virou assistente do João Gordo nos Piores Clipes do Mundo, da MTV.

terça-feira, 21 de junho de 2011

ORIGEM DA EXPRESSÃO O.K.

Durante a Guerra de Secessão, quando as tropas voltavam para o quartel após uma batalha sem nenhuma baixa, escreviam numa placa imensa "0 KILLED" (Zero mortos). Daí surgiu a expressão O.K para indicar que tudo estava bem.

UM CAMELO NO FUNDO DE UMA AGULHA







No Novo Tetamento, no livro de São Mateus, está escrito "é mais fácil um camelo passar pelo buraco de uma agulha que um rico entrar no Reino dos Céus..." o problema é que São Jerônimo, o tradutor do texto, interpretou a palavra "kamelos" como camelo, quando na verdade, em grego, "Kamelos" são as cordas grossas com que se amarram os barcos. Outra teoria diz que a agulha na realidade são pequenas passagens de pastores com suas ovelham e que não cabiam camelos.

sexta-feira, 17 de junho de 2011

SIMBOLO DA MEDICINA


Você ja deve ter visto em receituários, cartões de visita ou fachadas de consultórios médicos esse simbolo: um bordão com uma Serpente em volta. Esse é o bordão de Esculápio ou bordão de Asclépio. Esculápio (em latim: Aesculapius) era o deus romano da medicina e da cura ou Asclépio (em grego: Ἀσκληπιός, transl. Asklēpiós) deus grego da medicina e da cura
Asclépio na mitologia grega era filho de Apólo de da ninfa Corônis. Ele reunia a delicadeza de um tocador de harpa e a agressividade de um cirurgião. Criado pelo mestre Centauro Quiron com quem aprendeu a ciência médica a partir do uso de plantas silvestres para cura das enfermidades. Asclépio tornou-se famoso em toda a Grécia e a ele são atribuídas cirurgias misticas, chegando a ressuscitar mortos. Os milagres feitos por Asclépio causaram inveja a Zeus, deus supremo, que ouvindo os protestos de Hades, deus dos mortos, fulminou Asclépio com os raios dos Cíclopes
A Organização Mundial de Saúde (OMS), fundada em 1948, adotou o símbolo de Asclépio como parte da sua bandeira. A Associação Médica Mundial, reunida em Havana em 1956, também adotou um modelo padronizado do símbolo de Asclépio para uso dos médicos civis. As organizações médicas de caráter profissional e de âmbito nacional de vários países, que possuem emblema com serpente de Asclépio, são as do Brasil, Canadá, Costa Rica, Inglaterra, França, Alemanha, Suécia, Dinamarca, Itália, Portugal, África do Sul, Austrália, Nova Zelândia, países do sudeste asiático, China e Taiwan.

quinta-feira, 16 de junho de 2011

CONGA ESPORTE


Entre 1910 e 1958 a categoria de tênis não possuia um bom conceito no mercado, pois devido ao processo de fabricação e suprimentos utilizados na época, não era percebido como um produto com qualidade. A partir de 1959, o mercado conheceu um novo conceito em tênis, o “CONGA Esporte”, com ele iniciou-se o mercado de calçados casuais.
Composto por lona e borracha, tratava-se de um artigo moldado, bem acabado, durável e diferente. A famosa biqueira do CONGA, característica de identidade da marca, foi incorporada a linha infantil em 1965 e somente em 1972, após constatação de seu sucesso e simpatia do público em geral, foi incorporada a linha adulto. Em 1970 a marca atingiu seu pico de vendas com aproximadamente 20.000.000 de pares comercializados no ano.

TEXTO EXTRAÍDO DO SITE grupomercosul.com.br

sábado, 11 de junho de 2011

RENAULT





A Renault S.A. (pronuncia-se Renô) Euronext: RNO é um fabricante francês de veículos fundada em 1898 por Louis Renault. Atualmente produz desde automóveis pequenos e médios, vans (furgões), ônibus (autocarros) e caminhões (camiões). É conhecida pelos protótipos que desenvolve, como o Renault 16 ou os monovolumes Twingo, Scénic e Espace. Atualmente é o fabricante de automóveis com os melhores resultados nos testes de colisão (crash tests) conduzidos pela EuroNCAP na Europa.
O grupo Renault foi fundado em 1898 pelo industrial francês Louis Renault, seus irmãos Marcel e Fernand e seus amigos Thomas Evert e Julian Wyer, pioneiros da indústria e introdutores do taylorismo como forma de organização do trabalho na França. Os irmãos rapidamente perceberam a publicidade que poderiam atrair pela participação dos seus veículos em competições automobilísticas, e alcançaram rápido sucesso e reconhecimento nas primeiras corridas de cidade a cidade na França. Tanto Louis quanto Marcel Renault competiram com modelos de sua fábrica, porém Marcel morreu em um acidente de carro durante uma corrida de Paris a Madrid em 1903. Além dele, outros 15 competidores foram vítimas de acidentes, obrigando os organizadores a cancelarem a corrida. Apesar de Louis Renault não ter mais competido após isso, sua empresa continuou envolvida em competições incluindo a vitória de um Renault modelo AK 90 com cavalos de potência e foi o ganhador do primeiro Grande Prêmio (Grand Prix) em 1906. Em 1909, Louis toma o controle total da empresa após a morte de seu outro irmão, Fernand.
Durante a Primeira Guerra Mundial (1914-1918), a Renault fabricou munição, aviões[1] militares e veículos como o tanque de guerra Renault FT-17, Louis Renault chegou a ser homenageado pelas forças aliadas pela sua contribuição para a guerra com os seus veículos militares. Fabricou também veículos especiais para táxi. Após a guerra, a Renault tornou-se líder de mercado na França. Em 1918 inicia-se a construção de uma nova fábrica na cidade de Billancourt, deixando Louis com 85% das ações da empresa.
Renault 40CV de 1923.
No período entre guerras, Louis Renault ampliou o escopo de sua empresa, produzindo máquinas agrícolas e industriais. Mas com a enorme demanda de encomendas de veículos, a Renault teve problemas de falta de estoque e de empregados, além de problemas na distribuição dos veículos. Todos esses fatores levaram Louis em 1920 a firmar um acordo entre a Renault e Louis Gustave Gueudet, um rico empresário frânces que ajudou a empresa na distribuição pelo país. A empresa avançou muito em 1920, e chegou a produzir 45.809 unidades de sete modelos de carros, eram eles: 6cavalos, 10cavalos, Monasix, 15cv, Vivasix, 18 á 24cavalos e 40 cavalos de potência. Em 1928 a Renault começa a exportar para o Reino Unido, mas diminui as exportações para os Estados Unidos por conta do alto custo de exportação e baixo volume de vendas em relação as marcas nacionais do país.
1939-1971
Durante a Segunda Guerra Mundial a forças armadas da Alemanha invadiram a França, adquiriram as fábricas de Louis Renault e utilizaram com a ajuda de Daimler-Benz para a produção de veículos militares para a Alemanha nazista. Por esse motivo, as forças inglesas bombardearam a fábrica da Renault em Billancourt em resposta a ocupação das tropas da Alemanha. Após a derrota alemã, Louis Renault foi preso durante a libertação da França em 1944 por "manter relações comerciais com inimigos" e acabou morrendo na prisão antes de preparar sua defesa. Seus ativos industriais foram confiscados pelo governo, e as fábricas da Renault se tornaram uma empresa pública também conhecida em francês por Régie Renault. Logo após a nacionalização, a Montadora lançou o modelo 4 cavalos de potência com motor na parte traseira que competiu com os modelos de maior sucesso na época, como Morris Minor e Volkswagen Fusca. Foram vendidas meio milhão de unidades, até a sua descontinuação em 1961. O modelo 4 CV usado em competições a fim de promover o carro, venceu duas vezes a corrida 24 horas de Le Mans.[3]
O Renault Dauphine foi um trabalho da montadora Renault após o fim da produção de carros de 4 cavalos de potência. O modelo acabou fazendo tendo um grande desempenho na Europa, o que resultou na expansão da área de importação, aumentando as vendas na África e na América do Norte.[4] Nessa mesma época a Renault começou a produzir dois outros modelos de sucesso da indústria, o Renault 4[5] e Renault 8.
1972-2001
Logo corporativo da Renault adotado em 1972.
Em 1972 a Renault lançou o Renault 5, um carro popular que era um tentativa de conseguir sobreviver a crise do petróleo. Com este carro, a Renault ganhou um série de Rallys. Entre 1979 e 1987, a Renault teve maioria acionária na empresa American Motors Corporation (AMC), à qual foi vendida à Chrysler em março de 1987.[6] Em abril de 1986 o governo da frança opôs-se à privatização da Renault. Porém, 10 anos depois, em 1996[5] a empresa foi parcialmente privatizada. Em 2 de janeiro de 2001, a montadora vendeu sua subdivisão de veículos industriais (Renault Véhicules Industriels) para a Volvo, que a rebatizou de Renault Caminhões em 2002.
/wiki/Ficheiro:World_locations_of_Renault_factories.PNGPaíses em que a Renault tem fábricas atualmente (em amarelo).
O governo da França detém 15,7 % da empresa, porém a Renault é uma empresa privada. Louis Schweitzer foi o executivo-chefe da Renault de 1992 a 2005, quando foi substituído pelo brasileiro Carlos Ghosn, que era até então o CEO da Nissan. A Renault participa em 44,4% do capital da fabricante japonesa de automóveis Nissan. Juntas, elas formam a Aliança Renault-Nissan (Renault-Nissan Alliance). Outras participações da Renault são na Samsung Motors da Coréia do Sul, na sueca Volvo Trucks e na romena Dacia.
Na América do Sul, a Renault possui fábrica na Argentina desde 1967, porém seus modelos foram montados naquele país desde 1960. No Brasil, esteve presente na década de 1960, por meio da norte-americana Willys Overland, que produziu sob licença os modelos Dauphine e Gordini este, uma versão mais aprimorada do Dauphine até 1967, ano em que a Willys Overland vendeu suas operações para a Ford brasileira, a qual herdou o "projeto M". Esse projeto, desenvolvido em parceria entre a Renault e a Willys, resultou no lançamento pela Ford em 1968 do Corcel, um automóvel cujo estilo pode ser considerado, grosso modo, uma versão americanizada do Renault 12. Na década de 1990 retorna ao país inicialmente como importadora, e, posteriormente, como fabricante em moderna planta inaugurada na cidade de São José dos Pinhais, região metropolitana de Curitiba, em 1998.
Fernando Alonso, pilotando modelo Renault em Indianapolis no ano de 2005. Nesse mesmo ano, Alonso venceu o campeonato de F1 com a equipe.
Modelo Renault Mégane da TC 2000 de 2006.
Formula 1
A Renault competiu como equipe na Formula 1 entre 1977 e 1985. De 1989 a 1997 a Renault se ausentou da F1 como equipe, porém continuou participando ativamente, como fornecedora de motores, sendo fornecedora de motores das vitoriosas equipes Williams e Benetton. Novamente do ano de 2002, com aquisição da Benetton, a equipe Renault retornou a F1 como equipe, sendo bicampeã do mundial de construtores em 2005 e em 2006 e fazendo do piloto Fernando Alonso o bicampeão do mundial de pilotos desse mesmo ano. A equipe atualmente contrata os pilotos Robert Kubica e Vitaly Petrov.

TEXTO E FOTOS EXTRAÍDAS DO SITE WIKIPÉDIA.COM