quarta-feira, 27 de julho de 2011

TORRE EIFFEL - CURIOSIDADES



O marco mais famoso de Paris foi construído por Gustave Eiffel para Exposição Mundial de 1889, centenário da Revolução Francesa. Duas vezes mais alta que a Grande Pirâmide do Egito ou a cúpula da Basílica de São Pedro, construída em apenas alguns meses e seu custo foi relativamente baixo. A "Dama de Ferro", como a chamam os parisienses, recebe anualmente a visita de masis de seis milhões de turistas que fazem longas filas durante todo o ano para subir em todos seus pisos, que abrigam o elegante restaurante Jules Verne, um cinema que relata a história de sua construção e um pequeno museu de cera, onde figura seu criador, o engenheiro francês Gustave Eiffel instalado em seu escritório estudando seus planos. A história da Torre Eiffel, monumento que é propriedade da prefeitura de Paris, esta cheia de casos e histórias diversas, que vão desde suicídios, teste dos primeiros para-quedas, filmagem de um filme de James Bond, até uma tetativa de vendê-la por um ousado farsante. Em 1925 um elegante vigarista austro-húngaro: Victor Lustig, que se auto denominava "O Conde". Este conseguiu dar o "golpe da sua vida", vendendo a Torre a um ingênuo negociante de sucatas. Aproveitando que a Prefeitura de Paris estava com graves dificuldades financeiras que impediam incluside de reparar o oxidado monumento, Lustig se instalou na suíte mais cara e elegante do Hotel de Crillon e graças a um falsificador conseguiu várias folhas em branco, envelopes e selos com o timbre da Prefeitura. Depois convocou por escrito os cinco mais importantes comerciantes de sucata do país. Os cinco interessados foram ao seu encontro e este se revelou que havia sido designado pelas autoridades para vender a Torre Eiffel. Quarenta e oito horas depois receberia cinco envelopes fechados com propostas de compra. Só se interessou por aquele que achava que cairia mais facilmente em sua falcatrua. Convocou-o no dia seguinte para lhe comunicar que sua proposta era a que havia sido aceita. O futuro comprador pagou em dinheiro vivo e combinou que voltaria mais tarde para assinar a transfência oficial. Qual não foi sua supresa, ao contatar que "O Conde" tinha feito suas malas, pago a conta e deixado o hotel com destino desconhecido.

domingo, 17 de julho de 2011

ESTÁTUA DE CAVALEIROS


Numa estátua em que esteja um homem em cima de um cavalo, se o cavalo estiver com as duas patas da frente para o ar, este homem morreu em batalha. Se o cavalo estiver com apenas uma das patas para o ar, este homem morreu em consequências dos ferimentos causados por uma batalha. Se o cavalo estiver com todas as patas no chão, esse homem morreu de causas naturais.

terça-feira, 12 de julho de 2011

SABOTAGEM

Durante a Revolução Industrial os trabalhadores usavam um tipo de tamanco de madeira chamado sabota. Estes tamancos foram usados durante os protestos nas manifestações contra máquinas, eram jogados em suas engrenagens a fim de estragar o equipamento. Foi daí que surgiu o termo Sabotagem.

sábado, 9 de julho de 2011

BEIJA-FLOR



Os índigenas deram nomes muito sugestivos para os beija-flores, que descreviam com perfeição esses pássaros encantadores. Para os índios caraíbas, eles eram os "colibris", que significa "área resplandecente". Os Tupis os batizaram de "Guainumbis", ou seja, "pássaros cintilantes". Já para os índios guaranis, os beija-flores eram os "mainumbis", isto é, "aqueles que encantam, junto a flor, com sua luz e esplendor".
Seu enorme coração, que representa de 19 a 22 por cento do peso total de seu corpo, facilita a rápida circulação do sangue. Num único dia, eles são capazes de inserir, em substâncias nutritivas, até 8 vezes o peso de seu corpo.
O espetacular colorido dos beija-flores origina-se do fenômeno da refratação da luz, através da microestrutura das penas. As mudanças de cores, observadas numa mesma ave, variam de acordo com o ângulo de incidência da luz solar ou com a movimentação do corpo.
Alguns beija-flores desenvolvem velocidades médias que vão de 30 a 70 km por hora e a vibração das asas pode atingir 50 a 70 batidas por segundo. São as únicas aves que conseguem ficar literalmente paradas no ar, decolar e aterrissar verticalmente, e até dar marcha ré em pleno vôo.
Dizem que Igor Sirkorski, que inventou o helicóptero, baseou suas idéias na observação contínua do vôo dos beija-flores. No entanto, o helicóptero não pode voar de cabeça para baixo e os beija-flores podem.

quinta-feira, 7 de julho de 2011

ZEPPELIN





A Zeppelin é um tipo de dirigível rígido pioneira pelo alemão conde Ferdinand von Zeppelin no início do século 20. . Foi com base em desenhos que ele havia esboçado em 1874 e detalhada em 1893. Seus planos foram revistos por um comitê em 1894 e patenteado nos Estados Unidos em 14 de Março de 1899. Dado o grande sucesso do projeto Zeppelin, o zepelim termo em uso casual passou a se referir a todos os dirigíveis rígidos. Zeppelins were operated by the Deutsche Luftschiffahrts-AG (DELAG). Zeppelins foram operados pelo Deutsche Luftschiffahrts-AG (DELAG). DELAG, o primeiro comercial de avião , servido voos regulares antes da Primeira Guerra Mundial I. Após a eclosão da guerra, o exército alemão fez uso extensivo de Zeppelins como bombardeiros e escuteiros.
O LZ 129 Hindenburg, ou simplesmente Hindemburg, foi um dirigível construído pela Luftschiffbau-Zeppelin GmbH, na Alemanha Nazista. Conhecido como Zeppelin, o dirigível, com 245 metros de comprimento e sustentado no ar por 200 mil metros cúbicos de hidrogénio, o maior dirigível da história até 1937, saiu de Hamburgo e cruzou o Atlântico a 110 km/h.
Na noite de 6 de maio de 1937, o gigantesco dirigível Hindenburg preparava-se para descer na base de Lakehurst, em Nova Jersey, nos Estados Unidos, com 97 ocupantes a bordo, sendo 36 passageiros e 61 tripulantes, vindos da Alemanha.
Durante as manobras de pouso, um incêndio tomou conta da aeronave e o saldo foi de 13 passageiros e 22 tripulantes mortos e um técnico em solo, no total de 36 pessoas.
Por muitos anos, achou-se que o explosivo hidrogênio que sustentava o Hindenburg teria sido a causa de seu incêndio. O governo alemão também sugeriu, à época, que uma sabotagem derrubara o grandioso zeppelin. O seu projeto foi encomendado pelo governo de Adolf Hitler, visando divulgar a superioridade tecnológica do país.
A comissão, que investigou o acidente junto com a companhia Zeppelin, atribuiu falha humana ao acidente. Uma brusca manobra momentos antes do pouso causou o rompimento de um dos tanques de hidrogênio e uma faísca dera a início à ignição.
No entanto, uma investigação recente conduzida pelo Dr. Addison Bain, ex-cientista da NASA que trabalha há muito tempo com hidrogênio, encontrou outra causa para a ignição que deu origem ao incêndio. Analisando pedaços do material utilizado na cobertura do dirigível, Bain constatou em seu relatório que era de um material extremamente inflamável (nitrocelulose recoberta por uma película de alumínio) e que o fogo iniciou-se por uma faísca provocada pela eletricidade estática acumulada na aeronave.
Uma aeronave de dimensões idênticas, o LZ-130 Graf Zeppelin II, que substituiria o veterano LZ-127, chegou a ser construída por completo. Mas foi desmontada em 1940, sem nunca ter operado regularmente.
O incêndio do Hindenburg encerrou a era dos dirigíveis na aviação comercial de passageiros.
Foi com base em desenhos que ele havia esboçado em 1874 [1] e detalhada em 1893. [2] Seus planos foram revistos por um comitê em 1894 [2] e patenteado nos Estados Unidos em 14 de Março de 1899. [3] Dado o grande sucesso do projeto Zeppelin, o zepelim termo em uso casual passou a se referir a todos os dirigíveis rígidos. Zeppelins were operated by the Deutsche Luftschiffahrts-AG (DELAG). Zeppelins foram operados pelo Deutsche Luftschiffahrts-AG (DELAG). DELAG, the first commercial airline , served scheduled flights before World War I. After the outbreak of war, the German military made extensive use of Zeppelins as bombers and scouts. DELAG, o primeiro comercial de avião , servido voos regulares antes da Primeira Guerra Mundial I. Após a eclosão da guerra, o exército alemão fez uso extensivo de Zeppelins como bombardeiros e escuteiros.
O LZ 129 Hindenburg, ou simplesmente Hindemburg, foi um dirigível construído pela Luftschiffbau-Zeppelin GmbH, na Alemanha Nazista. Conhecido como Zeppelin, o dirigível, com 245 metros de comprimento e sustentado no ar por 200 mil metros cúbicos de hidrogénio, o maior dirigível da história até 1937, saiu de Hamburgo e cruzou o Atlântico a 110 km/h.
Na noite de 6 de maio de 1937, o gigantesco dirigível Hindenburg preparava-se para descer na base de Lakehurst, em Nova Jersey, nos Estados Unidos, com 97 ocupantes a bordo, sendo 36 passageiros e 61 tripulantes, vindos da Alemanha.
Durante as manobras de pouso, um incêndio tomou conta da aeronave e o saldo foi de 13 passageiros e 22 tripulantes mortos e um técnico em solo, no total de 36 pessoas.
Por muitos anos, achou-se que o explosivo hidrogênio que sustentava o Hindenburg teria sido a causa de seu incêndio. O governo alemão também sugeriu, à época, que uma sabotagem derrubara o grandioso zeppelin. O seu projeto foi encomendado pelo governo de Adolf Hitler, visando divulgar a superioridade tecnológica do país.
A comissão, que investigou o acidente junto com a companhia Zeppelin, atribuiu falha humana ao acidente. Uma brusca manobra momentos antes do pouso causou o rompimento de um dos tanques de hidrogênio e uma faísca dera a início à ignição.
No entanto, uma investigação recente conduzida pelo Dr. Addison Bain, ex-cientista da NASA que trabalha há muito tempo com hidrogênio, encontrou outra causa para a ignição que deu origem ao incêndio. Analisando pedaços do material utilizado na cobertura do dirigível, Bain constatou em seu relatório que era de um material extremamente inflamável (nitrocelulose recoberta por uma película de alumínio) e que o fogo iniciou-se por uma faísca provocada pela eletricidade estática acumulada na aeronave.
Uma aeronave de dimensões idênticas, o LZ-130 Graf Zeppelin II, que substituiria o veterano LZ-127, chegou a ser construída por completo. Mas foi desmontada em 1940, sem nunca ter operado regularmente.
O incêndio do Hindenburg encerrou a era dos dirigíveis na aviação comercial de passageiros.



Texto original extraído em inglês do wikipéia.org. Traduzido pelo ALMANAQUE

TITANIC



O Titanic foi o maior transatlântico do mundo. Saiu de Southampton no dia 10 de abril de 1912 com destino a Nova York com 2.225 pessoas a bordo. Ás 22:15 do dia 14 colidiu com um iceberg. O Titanic naufragou. Morreram 1513 pessoas no desastre.

quarta-feira, 6 de julho de 2011

TAPETE



O exemplar mais antigo de que se tem notícia é o tapete de Pasyryk. Encontrado próximo a Mangólia, tem cerca de 25 séculos e 4 mil nós por metro quadrado. Densidade equivalente a dos mais valiosos tapetes atuais.

COMO SURGIU O LANCHE?





A invenção do hambúrguer é atribuído aos tártaros (Século 12 e 13) que moíam a carne para torná-la digestível. A moda foi levada pelo marinheiros do porto de Hamburgo aos EUA. Por isso Hambúrguer. Já o cachorro quente comecou a ser vendido em Nova York (1860). O sanduíche veio do inglês Jhon Montagu, conde de Sandwich, em 1762. Fanático por bridge, ele criou o prato para ser servido no jogo.

terça-feira, 5 de julho de 2011

VIDEO GAME



Steve Russel, estudante de MIT, criou o Spacewar, primeiro joguinho de computador (EUA, 1961), mas apenas computadores enormes tinham memória para rodá-lo. O primeiro Vídeo Game doméstico é o Odyssey (Magnavox, EUA, 1971). O Atari (Atari, EUA, 1977) fez sucesso até a chegada do Nitendo (Nitendo Nes, Japão, 1985) e o Máster System (EUA, 1986), da Sega.

ABRACADABRA






Abracadabra é uma palavra mística usada como encantamento e considerada por alguns a frase mais pronunciada universalmente em outras linguagens sem tradução.
Hoje a palavra é normalmente usada como encantamento por mágicos de palco, principalmente por ilusionistas. Antigamente, porém, acreditava-se no poder de tal palavra para a cura de febres e inflamações. A primeira menção conhecida à mesma foi feita no segundo século depois de Cristo, durante o governo de Septímio Severo, num poema chamado De Medicina Praecepta (em um tratado médico escrito em versos), pelo médico Serenus Sammonicus, ao imperador de Roma Caracala, que prescreveu que o imperador usasse um amuleto com a palavra escrita num cone vertical para curar sua doença:
De acordo com Godfrey Higgins, tinha origem em "Abra" ou "Abar", o deus Celta, e "Cad", que significa Santo. Era usado como um talismã, com a palavra gravado sobre um Kameas (Amuleto quadrado), transformando-se em um amuleto. Segundo Helena Petrovna Blavatsky, Higgins estava quase certo, o termo era uma corruptela da palavra gnóstica "Abraxas" e essa, por sua vez, era uma corruptela de uma palavra antiga sagrada copta ou egípcia, uma fórmula mágica que significava "não me firas", sendo que seus hieroglifos se referiam à divindade como "Pai". Era comumente utilizado sobre o peito sob as vestimentas.
A origem da palavra "abracadabra" ainda não foi totalmente esclarecida, havendo diversas teorias sobre a mesma:
"Eu crio ao falar"
Uma possível origem seria do Aramaico: אברא כדברא avra kedabra que significa "Eu crio ao falar".
Bênção pela Palavra
Aqui há o ponto de vista de que a palavra deriva do Hebraico, ha-brachah, que significa bênção, e dabra, forma em Aramaico da palavra em Hebraico davar, que significa palavra.
Desapareça como essa palavra
Alguns argumentam que a palavra viria do Aramaico abhadda kedhabhra, que significa 'desaparecer como essa palavra'. Acredita-se que tal forma era usada para combater diversas doenças.
Outras teorias
Outras teorias dizem que a palavra "abracadabra" deriva da união das palavras hebraicas abreg - ad - habra que juntas significam "fulmine com seu raio". Há também a teoria de que "abracadabra" tenha surgido pela união das palavras celtas abra (Deus) - cad (Santo). Uma curiosidade notável a respeito de "abracadabra" é que a pronúncia da palavra é praticamente igual em quase todas as línguas.






Fonte: Wikipédia.org.br

domingo, 3 de julho de 2011

CALCANHAR DE AQUILES



A mãe de Aquiles (mitologia), Tétis, com o objetivo de tornar seu filho invulnerável, mergulhou-o num lago mágico, segurando-o pelos calcanhares, deixando-os vulneráveis. Portanto todo o corpo de Aquiles era invulnerável, menos os calcanhares. Páris feriu Aquiles na Guerra de Tróia, justamente no calcanhar, o ponto fraco de Aquiles. Portanto, o ponto fraco ou vulnerável de uma pessoa, por metáfora, é o "CALCANHAR DE AQUILES"

CASA DA MÃE JOANA

Na época do Brasil Império, mais especificamente na época da menoridade de Dom Pedro II, os homens que realmente mandavam no Brasil costumavam frequentar um prostíbulo no Rio de Janeiro, cuja proprietária se chamava Joana. Como eles mandavam e desmandavam no país, logo também naquele lugar, ficou a frase "Casa da Mãe Joana" como sinônimo de lugar em que ninguém manda.

sábado, 2 de julho de 2011

HE-MAN



Produzido pela mitica Filmation nos anos 80 seu protagonista era um super-herói louro, cabeludo e musculoso que portava uma espada. E tinha um tigre ajudante, que fazia também o papel de montaria e falava !
Todas as histórias se passavam no planeta Etérnia, em que a magia dividia a mesma importância com a tecnologia. Nesse cenário futurístico um certo príncipe com ar abobalhado havia descoberto "fabulosos poderes secretos" através da tal espada mágica, que uma vez erguida, seguida do poderoso brado "Pelos poderes de Greyskrull... eu tenho a força!!!". Ele se transformava em um brutamontes extremamente forte, o único capaz de salvar o planeta das mãos do maléfico Esqueleto.
Além de He-Man, o desenho apresentava personagens pitorescos e, por vezes, engraçadíssimos Entre os principais estavam o Gato Guerreiro, fiel escudeiro (o tal tigre que servia de montaria), Gorpo (mistura de bôbo-da-côrte e mágico trapalhão), Menthor e Teela (pai e filha, ambos funcionários da guarda do rei), o rei e a rainha, é claro (essa curiosamente é uma terráquea que foi parar em Etérnia e acabou se dando bem) e a Feiticeira. Mas haviam também vilões cativantes. O principal deles era o Esqueleto, com seus constantes planos para invadir o planeta. Mas ele não agia sozinho. Tinha a ajuda do Homem-Fera, da bruxa Maligna, do Aquático e outros ajudantes malvados, mas engraçadíssimos. De vez em quando pintavam algumas "participações especiais" de personagens como o Aríete (Um cabeça de aço, que com uma cabeçada era capaz de destruir uma montanha) e o Mandíbula (esse do lado do Esqueleto, tinha uma mordida realmente poderosa).


Agradecimento ao site arcadovelho.com.br . O texto original é de autoria de Claude Mario adaptado para o ALMANAQUE.

CÃIBRA

Noventa e cinco por cento da população já experimentou esse espasmo muscular, em geral na barriga da perna. Após intensa atividade física, acaba a energia e a musculatura se contrai e não relaxa. Para passar, o segredo é contrair o músculo oposto ao que esta doendo, como fazem os jogadores de futebol. Se a cãibra for na barriga da perna, por exemplo, basta alongar os músculos da parte da frente, esticando os pés para trás.

COMO SURGIU O DESENHO ANIMADO?



O inventor da animação de filmes foi o belga Joseph Plateau. Em 1832, ele criou o fenacistoscópio, um disco de figuras dispostas em torno do centro que parecem se movimentar quando o mecanismo é girado. Esse mecanismo, usado aindo hoje, apresentava uma rápida sequência de desnhos em diferentes estágios, criando a ilusão de um único desenho em movimento.

sexta-feira, 1 de julho de 2011

PORQUE SE UTILIZA O SINAL VERMELHO COMO SINAL DE PARADA DE TRÁFEGO?



Os raios de luz vermelhos, como raios de maior comprimento de onda, dispersam-se menos nas particulas suspensas no ar, do que as outras cores. Por esta razão, os ráios de luz vermelha podem ser visto a uma distância maior.