sábado, 20 de agosto de 2011

MOUSE



O mouse foi criado em 1964 pelo engenheiro americano Douglas Englehart , da Universidade Stanford. Apareceu em computadores como o Xerox Star, no inicio dos anos 70. Mas o roedor digital só pegou de vez em 1984, no lançamento do Macintosh, da Apple.

VINHO



O vinho surgiu quase na mesma época que a cerveja. Em 3200 a.C., os egípcios ja cultivavam diversos tipos de uva. Um rudimentar processo de fabricação aparece em pinturas de 2000 a.C. Mas são os romanos que aperfeiçoaram o envelhecimento do vinho nos primeiros séculos da Era Cristã.

PAPEL

O papel foi criando no ano 105 pelo chinês T´sai Lun. A vantangem é que a invenção chinesa podia ser produzida a partir da celulose, encontrada na casca de arvores, enquanto o papiro, usado para o emsmo fim pelos egípcios, era uma fibra muito mais rara, O papel chegou a Europa trazido pelos mouros no século XII, substituindo o pergaminho.

domingo, 14 de agosto de 2011

BIG BEN



Quando o famoso relógio londrino foi constrído em 1859, o então ministro de Obras Publicas da Inglaterra chamava-se Sir Benjamim Hall e pesava 158 quilos. Em homenagem a ele, deu-se o apelido de "Big Ben" ao grande sino de mais de 12 toneladas. O apelido, contrariamente ao que se diz, não se refere originalmente à torre ou ao relógio, mas ao sino contido no alto da torre.

ZÍPER



O Zíper foi criado por Whitcomb Judson (EUA, 1893), mas ainda sem um sistema de fechamento eficaz. Em 1914, o sueco Gideon Sundback terminou uma versão aperfeiçoada do Zíper.

ADOÇANTE

Foram soldados originários de Constantinopla (na atual Turquia) que trouxeram o açucar da Índia em 628. Os cruzados levaram para a Europa em 1148. Em 1879, a sacarina, 400 vezes mais doce, é criada por Ira Remsen e Constantine Fahlberg nos Estados Unidos.

ANALFABETO NÃO PODE CASAR!

Na Finlândia, as pessoas devem saber ler se quiserem casar.

sábado, 13 de agosto de 2011

GARRAFA TÉRMICA

Em 1892, o químico britânico James Dewar criou um recipiente que reduzia os efeitos do calor externo sobre líquidos. Chamado de "frasco de Dewar", o invento ganhou o nome comercial de "garrafa Térmica", e nunca foi patenteado. Para Dewar, era um presente à comunidade.

O BONITO É PRA SE VER!

Em Merryville, Missouri, a mulher é proibida de usar cinta porque segundo a própria lei "O privilégio de admirar as curvas, a silhueta e os contornos do corpo da mulher não pode ser negado ao normal americano"

FIO DENTAL

Há indícios do uso de fio dental ainda na Pré-história, mas foi o dentista Levi Spear Parmly (EUA) que levou a fama, ao lançar um fio de seda em 1815.

TEFLON

As pesquisas que levarma bomba atômica resultaram também na descoberta de um material que não queimava, não se dissolvia e não aderia a coisa alguma. O Teflon foi criado em 1938 nos Estados Unidos por Roy Plunkett. Em 1944 foi usado pela primeira vez no revestimento de frigideiras.

TOPLESS

Na cidade de Liverpool, Iglaterra, uma lei autoriza vendedoras ficarem de topless, mas somente em lojas de peixes tropicais

VELCRO

Em 1948, o engenheiro suíço Georges de Mestral criou o velcro, um fecho de náilon ainda mais resistente, leve, durável que seus antecessores. A palavra Velcro deriva de dois vacábulos franceses: Velours (veludo) e crochet (gancho).

CAFÉ



Os primeiros registros do uso do café datam do século 9, na Etiópia. No Século 15, o café ficou popular nos paises árabes e chegou a Europa em meados do século 17.

BATATA FRITA



Surgiu na França, no final do século 18. O rei Luis 16 criou o prato para um jantar em homenagem ao inventor Benjamim Franklin. Pelo que consta, o americano não gostou da invenção.

PAPEL HIGIENICO



Lançado em folhas separadas pelo americano Joseph Gayetty (1857), o produto não vingou. A limpeza continuou com jornais até a invenção do rolo de folhas (1879), criado pelo britânico Walter Alcock

sexta-feira, 12 de agosto de 2011

BAND-AID



O americano Earl Dickson, empregado da Johnson & Johnson, criou o Band-Aid em 1920. A idéia do curativo rápido que pudesse ser aplicado pela própria pessoa ferida surgiu porque sua mulher vivia se cortando na cozinha

ASTERÓIDE HERMES

Em 30 de outubro de 1937, a Terra escapou a uma possível destruição por menos de 3 segundo quando um asteróide, Hermes, passou por ela à distância de 800.000 Km. Uma ligeira alteração no ângulo de sua tragetória, e ele teria atravessado a atmosfera e chocado com o nosso planeta, provocando uma catástrofe que poderia destruir parte da população.

O HOMEM MAIS ALTO DA HISTÓRIA



A Bíblia relata em 1º Samuel 17.4-7, a existencia de um homem de 2,9o m de altura. O homem mais alto do mundo na história da medicina, com provas irrefutáveis foi Robert Pershing, Illinóis, EUA. A 27 de junho de 1940, foi medido pela ultima vez, com 2,72 m. Faleceu 18 dias mais tarde, às 1h30 de 15 de julho de 1940, com 199 kg, em um hotel de Manistee, Michigan, em consequência de um ferimento infeccionado no seu tornozelo direito. Seu peso máximo foi registrado de 227 kg, no seu 21º aniversário. Calçava sapatos de 47 cm e suas mãos mediam 32,4 cm do pulso à ponta do dedo médio.

segunda-feira, 1 de agosto de 2011

BODAS




1 ANO : DE PAPEL




2 ANOS : DE ALGODÃO




3 ANOS: DE COURO




4 ANOS: DE SEDA




5 ANOS: DE MADEIRA




6 ANOS: DE FERRO




7 ANOS: DE LATÃO




8 ANOS: DE COBRE




9 ANOS: DE BRONZE




10 ANOS: DE ESTANHO




11 ANOS: DE AÇO




12 ANOS: DE FLORES




13 ANOS: DE RENDA




14 ANOS: DE MARFIM




15 ANOS: DE CRISTAL




20 ANOS: DE PORCELANA




25 ANOS: DE PRATA




30 ANOS: DE PÉROLA




35 ANOS: DE CORAL




40 ANOS: DE RUBI




45 ANOS: DE SAFIRA




50 ANOS: DE OURO




60 ANOS: DE ESMERALDA




70 ANOS: DE DIAMANTE