domingo, 11 de setembro de 2011

PEIXE (MARCA)



A marca Peixe foi criada em 1898, em Pesqueira, Paraíba. No início, a empresa processava goiabas para produção de doces. Logo se tornou também pioneira na fabricação de derivados de tomate. Na década de 30, com a baertura da fábrica em Taquaritinga pelo Grupo Carlos de Brito & Cia., os produtos passaram a ser consumidos pelos paulistas. Nas décadas de 40 e 50, a marca era comercializada em todo terriório nacional. Atualmente, a Peixe é administrada pela Bombril-Cirio e conta com uma grande linha de produtos.

GARI



O lixeiro, gari (português brasileiro) ou varredor ou almeida (português europeu) é o profissional da limpeza que trabalha exclusivamente com lixo assegurando a limpeza da via pública.O surgimento do termo gari, que provém do nome de Pedro Aleixo Gary. Durante o Império, ele assinou o primeiro contrato de limpeza urbana no Brasil. Aleixo costumava reunir, no Rio de Janeiro, funcionários para limpar as ruas após a passagem de cavalos. Os cariocas, que se acostumaram com esse trabalho, sempre mandavam chamar a "turma do gari". Aos poucos e de tanto repetir, a população associou o sobrenome de Aleixo Gary aos funcionários que cuidam da limpeza das ruas.

sábado, 10 de setembro de 2011

BUGATTI VEYRON


O Veyron é a visão de um homem – Ferdinand Piëch, ex-presidente do grupo VW no mundo – e a Bugatti não ganhará nem um centavo com toda a produção antecipada de apenas 300 carros (50 por ano, no máximo, com aproximadamente um terço deles destinados aos EUA). Sua principal missão é ser a máquina de sonhos da marca, reintroduzindo essa lendária fabricante francesa no mercado em um estilo mais do que adequado.


As origens deste carro remetem a 2000, quando foram apresentados os Bugattis EB 118, EB 218, EB 18/3 Chiron e o primeiro Bugatti Veyron, com o nome de EB 18/4, que significam Ettore Bugatti. O número inicial de cilindros era 18, porém, em 2001 foi apresentado o modelo com 16 cilindros, pois o modelo de 18 cilindros possuía um motor demasiadamente complexo.
MOTOR
Após terem sido definidos os cilindros que o motor do carro teria, houve uma grande preocupação em como alcançar 1.001cv de potência. Para isso, foram utilizados quatro turbocompressores e 10 radiadores (que no total levam 40 litros de água, enquanto um carro normal apenas tem um radiador com 6-8 litros), intercoolers de ar-líquido, além de a injeção de combustível ser direta. O resultado é: 1001 cv aos 6000 rpm, binário de 1.250 Nm aos 2200 até os 5500 rpm.
O Bugatti Veyron conta com um motor de 16 cilindros, cuja origem remonta a Ettore Bugatti que combinou 2 motores em V de 8 cilindros em apenas um (motor em W), gerando uma grande potência. Essa potência é capaz de acelerar o carro de 0 a 100 km/h em 2,5 segundos e de 0 a 288 km/h em 14 segundos. O motor conta com quatro comandos de válvulas variáveis.
Com bastante tecnologia, ele também tem uma boa aerodinâmica. Para manter uma boa sustentação sem perder coeficiente aerodinâmico, o Bugatti Veyron contém três tipos de rodagem. Neles o vão livre de rodagem e seu aerofólio são modificados o suficiente para essa máquina ganhar o prêmio de melhor estabilidade do mundo.

Cada Bugatti Veyron, feito à mão, custa US$ 1,25 milhão (lá fora). Seu extraordinário motor W16 tem tantos cilindros e turbos quanto quatro Subaru Impreza WRX – e mais potência. O grande, malvado Bugatti acelera mais rápido que um carro da NASCAR e é mais veloz que uma máquina da Fórmula 1. Ainda assim, é dócil como um Lexus. Ele é o carro de produção em série mais rápido, mais veloz e mais caro jamais comercializado.


Fontes: wikipédia.org / webmotors.com.br

DRAGÃO DE KOMODO






Dragão-de-komodo ou crocodilo-da-terra (Varanus komodoensis) é uma espécie de lagarto que vive nas ilhas de Komodo, Rinca, Gili Motang e Flores, na Indonésia. Pertence à família de lagartos-monitores Varanidae, e é a maior espécie de lagarto conhecida, chegando a atingir 2–3 m de comprimento e 70 kg de peso. O seu tamanho invulgar é atribuído a gigantismo insular, uma vez que não há outros animais carnívoros para preencher o nicho ecológico nas ilhas onde ele vive, e também ao seu baixo metabolismo. Como resultado deste gigantismo, estes lagartos, juntamente com as bactérias simbiontes, dominam o ecossistema onde vivem. Apesar dos dragões-de-komodo comerem principalmente carniça, eles também caçam e fazem emboscadas a presas incluindo invertebrados, aves e mamíferos.

A época de reprodução começa entre maio e agosto, e os ovos são postos em setembro. Cerca de vinte ovos são depositados em ninhos de Megapodiidae abandonados e ficam a incubar durante sete a oito meses, e a eclosão ocorre em abril, quando há abundância de insectos. Dragões-de-komodo juvenis são vulneráveis e, por isso, abrigam-se em árvores, protegidos de predadores e de adultos canibais. Demoram cerca de três a cinco anos até chegarem à idade de reprodução, e podem viver até aos cinquenta anos. São capazes de se reproduzir por partenogénese, no qual ovos viáveis são postos sem serem fertilizados por machos.

Os dragões-de-komodo foram descobertos por cientistas ocidentais em 1910. O seu grande tamanho e reputação feroz fazem deles uma exibição popular em zoológicos. Na natureza, a sua área de distribuição contraiu devida a actividades humanas e estão listadas como espécie vulnerável pela UICN. Estão protegidos pela lei da Indonésia, e um parque nacional, o Parque Nacional de Komodo, foi fundado para ajudar os esforços de protecção.

O dragão-de-komodo é conhecido, para os nativos da ilha de Komodo, como ora, buaya darat (crocodilo da terra) ou biawak raksasa (monitor gigante).

Robusto e com aparência de dinossauro, pode medir até 3,5 m de comprimento e pesar até 125 kg. A cor de sua pele é cinzenta e marrom. Sua dieta baseia-se em porcos selvagens (javalis), cabras, veados, búfalos, cavalos, macacos, dragões-de-komodo menores, insectos e até seres humanos. Também se alimenta de carniça de animais e, com o seu faro, pode localizar uma carcaça de animal a quilômetros de distância, sendo capaz de devorá-la por completo.

Cada uma das quatro patas do dragão-de-komodo possui cinco garras. No interior de sua mandíbula habitam bactérias letais, sendo que os animais que conseguem escapar de suas garras acabam morrendo por infecções. Para se alimentar de animais vivos, o dragão derruba a sua vítima com a sua cauda e depois corta-o em pedaços com os dentes. Quando trata-se de animal grande, como um búfalo, o dragão ataca-o sorrateiramente com uma mordida e espera o animal morrer pela infecção produzida pelas bactérias. O lagarto segue a vítima durante algum tempo até que a infecção se encarrega de prostrá-la, quando é então calmamente devorada. Costuma comer primeiro a língua e as entranhas, suas partes preferidas.
São ovíparos, colocando de quinze a trinta e cinco ovos por fêmea, na areia, ao final da estação das chuvas. Os ovos abrem-se depois de seis a oito semanas. Ao nascer, os pequenos dragões têm de 20 a 25 cm de comprimento. Vivem, em média, cinquenta anos. Nas ilhas onde são encontrados, os dragões-de-komodo são uma grande atração turística, apesar de haver registro da morte de um turista atacado por um dragão. Entretanto, normalmente não são animais agressivos, já que os habitantes locais convivem com eles diariamente nas praias.
Em finais de 2005, investigadores da Universidade de Melbourne concluiram que o Varanus giganteus, uma outra espécie de monitor, e Agamidae podem ser venenosos. Pensava-se que mordeduras feitas por estes lagartos propiciavam infecções por causa das bactérias presentes na boca dos animais, mas a equipa de pesquisa mostrou que os efeitos imediatos eram causados por envenenamento ligeiro. Mordeduras em dedos de humanos por Varanus varius, um dragão-de-komodo e por um Varanus scalaris foram observadas, e todas produziram resultados semelhantes em humanos: inchaço rápido no espaço de minutos, interrupção localizada da coagulação do sangue, dor fulminante até ao cotovelo, alguns sintomas durando várias horas.
Os dragões-de-komodo possuem também bactérias virulentas na sua saliva, das quais foram isoladas mais de 28 estirpes Gram-negativas e 29 Gram-positivas. Estas bactérias provocam septicémia nas suas vítimas; se uma mordidela inicial não matar a presa e ela escapa, irá normalmente sucumbir no espaço de uma semana devido à infecção resultante. As bactérias mais mortíferas na saliva destes animais parecem ser uma estirpe altamente mortífera de Pasteurella multocida, segundo estudos realizados com ratos de laboratório. Não há nenhum antídoto específico para as mordeduras de dragões, mas é normal sobreviver-se, se a área afectada for limpa e o paciente for tratado com antibióticos. Se não for tratado rapidamente, pode desenvolver-se gangrena à volta do local ferido, o que pode requerer que a área afectada seja amputada. Como estes lagartos parecem ser imunes aos seus próprios micróbios, muita pesquisa tem sido feita à procura da molécula antibacteriana na esperança que seja útil para a medicina humana.

Fonte: wikipédia.org

LEITE MOÇA







Fundada na Suíça em 1866, a Nestlé instalou sua primeira fábrica no Brasil em 1921. Mas os primeiros carregamentos de leite condençado chegaram no fim do século XIX, junto com a Farinha Láctea Nestlé. A jovem moça com trajes típicos, no rótulo da embalagem, é uma camponesa suíça do século XIX. Naquela época, o produto chamava-se "La Latière" (Vendedora de Leite). Quando passou a ser exportado, a idéia era que cada país adaptasse o nome. No Brasil em 1890, adotou-se o nome "Milkmaid", por falta de equivalente em português. Com dificuldade para pronunciar o nome, as pessoas pediam "esse leite da moça" e assim surgiu o popular Leite Moça adotado pela empresa.

QUE FALHA DA NASA

Quando a NASA iniciou o lançamento de astronautas, descobriram que as canetas não funcionariam com gravidade zero. Para resolver esse problema, contrataram Andersen Consulting (mais tarde Accenture). Empregaram uma década e 12 milhões de dólares desenvolvendo uma caneta que escrevesse com gravidade zero, ao contrário e de ponta cabeça, debaixo d´água, em praticamente qualquer superfície incluindo cristal e em variações de temperatura desde abaixo de zero até mais de 300 Celsius... Os russos utilizaram um lápis...

ISTO É INCRÍVEL!!!

Seis pessoa morreram afogadas ao tentarem salvar uma galinha que tinha caído num poço no Sul do Egito. O primeiro a descer ao poço de 20 metros de profundidade, foi um agricultor de 18 anos. Morreu afogado, depois que uma corrente de água o ter puxado para baixo, disse a polícia. A sua irmã e dois dos seus irmãos, que quase não sabiam nadar, entraram para ajudar, mas acabaram por se afogar também. Dois agricultores mais velhos vieram então para ajudar, mas ao que parece, também foram puxados pela tal corrente subterrânea de água. Os seis corpos foram mais tarde encontrados e retirados de um poço da aldeia de Nazlat Imara, 150 Km ao Sul do Cairo. A galinha também foi retirada. Ela Estava Viva!!!

ROCK



Genero musical que surge nos Estados Unidos, nos anos 50, e logo alcança repercusão mundial. Caracteriza-se pelo ritmo acelerado, mistura elementos da música negra (Blues e rhythm´s blues) à dos brancos (música country) e o uso de guitarras elétricas. Possui linguagem simples, apoiada em ritmos que incitam a dança. Desde o seu surgimento o rock reúne uma grande diversidade de estilos. O rock chegou no Brasil em 1955, quando Nora Ney gravou a versão de rock "Around The Clock". A primeira estrela nacional do gênero foi Celly Campelo, que lançou no inicio dos anos 60 "Banho de Lua" e "Estúpido Cupido". Na mesma época, o rock populariza-se com outras versões de sucessos norte americanos. Hoje em dia existem vários gêneros, como hard rock, pop, hip hop, surf music, etc.

VIOLÃO



O instrumento em sua forma atual apareceu no século 16, na Espanha, e de lá se espalhou para o mundo. No Brasil, a primeira fábrica de violões data de 1900, fundada pelo imigrante italiano Tranquillo Giannini.

LIQUIDIFICADOR



Para criar novos drinques Hebert Johnson (EUA) acoplou uma lâmina giratória (movida por um motor elétrico) ao fundo de uma jarra. Era a invenção do liquidificador em 1916).

GRAMPEADOR

A primeira patente do grampeador, é do inglês C. H. Gould em 1868, foi usada para pregar solas e saltos de sapatos. O grampeador de papel surgiu 22 anos depois.

JORNAL



A Acta Diurna é considerada o Jornal mais antigo (Roma, 59 a. C.). No século 17, os jornais ganharam a forma atual. O Correio Brasiliense (1808) foi o primeiro jornal a circular no Brasil.

TESOURA



Os primeiros modelos, cujas lâminas eram unidas por uma mola, surgiram na Europa há 5 mil anos. O uso doméstico se disseminou em 1761, com a manufatura de tesouras de aço pelo inglês Robert Hinchiffe.

BORRACHA DE APAGAR

O látex foi da América para a Europa em 1503, mas só foi usado para apagar o grafite em 1772, por recomendação do cientista inglês Joseph Priestley.

FOBIA

O termo “fobia” tem origem na Grécia Antiga e foi inspirado no deus grego do medo, Fobus. As fobias representam um tipo de medo intenso, irracional e incontrolável de objetos, ou de situações específicas.
Uma pessoa com fobia pode evitar realizar determinadas tarefas, ou sair para lugares onde acredita haver a possibilidade de se deparar com o objeto temido.


ALODOXAFOBIA : Medo das opiniões


AMICOFOBIA: Medo de ser arranhado


ANTROFOBIA: Medo de flores


AULOFOBIA: Medo de flautas


ARACNOFOBIA: Medo de aranhas


ASTENOFOBIA: Medo de desmaiar


AUTOMISOFOBIA: Medo de estar sujo


BASOFOBIA: Medo de andar e cair


CANCEROFOBIA: Medo do cancro


CICLOFOBIA: Medo de bicicletas


CIBERFOBIA: Medo dos computadores


CLAUSTROFOBIA: Medo de lugares fechados ou de tamanho reduzido.


COIMETROFOBIA: Medo de cemitérios


GIMNOFOBIA: Medo da nudez


MICROFOBIA: Medo das coisas pequenas


AGRIZOFOBIA: Medo dos animais selvagens


ANTIOFOBIA: Medo das inundações


BATONOFOBIA: Medo das plantas


COINONIFOBIA: Medo dos quartos


DEMONOFOBIA: Medo de demônios


CLINOFOBIA: Medo de camas


CRONOMENTROFOBIA: Medo de relógios


DIABETOFOBIA: Medo de diabetes


ENOCLOFOBIA: Medo das multidões


EUROTOFOBIA: Medo dos genitais masculinos


FRIGOFOBIA: Medo do frio, das coisas frias


GRAFOFOBIA: Medo de escrever a mão


HOPLOFOBIA: Medo das armas de fogo


LACANOFOBIA: Medo dos vegetais


LIMNOFOBIA: Medo de lagos


ALECTOROFOBIA: Medo de galinhas


APIFOBIA: Medo de abelhas


BACILOFOBIA: Medo de micróbios


BACTERIOFOBIA: Medo de bactérias


BATRACOFOBIA: Medo de anfibios, tais como sapos, salamandras, etc


ENTOMOFOBIA: Medo de insetos


GATOFOBIA: Medo de gatos e felinos em geral


HERPETOFOBIA: Medo de répteis e coisas rastejantes


HIPOFOBIA OU EQUINOFOBIA: Medo de cavalos


ICTIOFOBIA: Medo de peixes


MIRMECOFOBIA: Medo de formigas


ORNITOFOBIA: Medo de passaros


RANIDAFOBIA: Medo de rãs


SURIFOBIA: Medo de ratos


CALIGINEFOBIA: Medo de mulheres bonitas


COITOFOBIA: Medo de coito


CONTRELTOFOBIA: Medo de abuso sexual


FILOFOBIA: Medo de se apaixonar ou de ficar apaixonado


GAMOFOBIA: Medo de casamentos


GENOFOBIA: Medo de sexo


PARAFOBIA: Medo de perversão sexual

KICHUTE



Kichute é um calçado, misto de tênis e chuteira, produzido no Brasil desde a década de 1970 pela Alpargatas, teve seu ápice entre os anos de 1978 e 1985, quando suas vendas ultrapassaram 9 milhões de pares anuais.
Feito de lona e solado com cravos de borracha, todo ele preto, virou mania entre os meninos, pois era usado tanto para ir à escola quanto para a prática do futebol, ainda mais depois da conquista do Brasil da Copa do Mundo de 1970. Devido ao seu grande cadarço, era comum entrelaçá-lo na canela antes de amarrá-lo, ou mesmo dar voltas nele próprio, passando pelo solado.
Foram lançadas bolas de futebol de salão e de campo com a marca Kichute.
Com a entrada de modelos importados de tênis, suas vendas despencaram, mas o Kichute nunca deixou de ser produzido. Atualmente, devido ao revival dos anos 70 e 80 na moda, muitos estilistas famosos estão utilizando o Kichute em suas coleções.
Em São Paulo, na década de 1990, fazia parte dos uniformes dos garis da prefeitura.

sexta-feira, 9 de setembro de 2011

IGREJA LUTERANA





A Igreja Luterana tem esse nome porque foi fundada por Lutero. É a primeira Igreja saída da Reforma Protestante. Lutero aboliu a confição obrigatória, o culto aos santos e a virgem Maria, pregando as 95 teses na porta da Catedral de Wittenberg em 1517. Entre as queixas de Lutero, ele protesta contra o Celibato dos sacerdotes e a necessidade de intrepretação das Escrituras Sagradas pela Igreja aos leigos. A Igreja Luterana prosperou na Alemanha em meados do século 16 e propaga-se para vários países, chegando á América Latina no século 19. As primeiras comunidades luteranas se estabelecem no Brasil a partir de 1824, nas cidades de São Leopoldo (RS) e Nova Fribusrgo (RS). Das correntes luteranas, a maior e mais antiga no Brasil é a Igreja Evangélica de Confissão Luterana do Brasil, vinda dos Estados Unidos.

MESA



As mesas redondas de pedras surgiram no Egito, em 2700 a. C. Nas ruínas de Pompéia, na Roma Antiga (ano 79), foram encontradas mesas de metal, algumas dobráveis.

DESPERTADOR



O despertador foi criado em 1787 pelo relojoeiro americano Levi Hutchins. O primeiro modelo tinha um inconveniente: o alarme tocava sempre na mesma hora (quatro da manhã, horário em que o inventor despertava) e não podia ser ajustado novamente.

DICIONÁRIO



O mais antigo dicionário é o de Hou Chin (China, 150 a.C). No Brasil, eles só apareceram no século XVIII. Em 1789, foi publicado o Dícionário da Língua Portuguesa, de Antonio Morais Silva. O mais famoso é o de Aurélio Buarque de Holanda Ferreira, é de 1975.

ABAJUR



O abajur surgiu na decoração de casas na Europa por volta de 1800. Os primeiros exemplares eram cobertos com tecido decorativos.

1º LIVRO IMPRESSO



O primeiro livro impresso conhecido é uma cópia do Diamond Sutra (Discursos de Buda), de 868, feito na China. Cada letra foi entalhada em bloquinhos de madeira para se fazer a impressão. Depois da invenção da imprensa de tipos móveis, o alemão Johannes Gutenberg imprimiu 300 cópias da Bíblia, em latim, em 1454.

DETERGENTE

A invenção do químico A. Kraft (Alemanha, 1890) não passava de uma curiosidade científica até 1919. Naquele ano, os alemães Gunther e Hetzer lançaram o Nekal, o primeiro detergente com fins comerciais, que obteve boas vendas.

CABIDE



O americano Albert Parkhouse patenteou o cabide em 1903. Ele teve a idéia de dobrar um pedaço de arame terminando em guancho para guardar roupas no armário sem amassá-las

TRANSMISSÃO DE TV




A primeira transmissão de TV acorreu na Alemanha em 1935. A primeira emissora comercial veio dos EUA: a NBC, em 1041. No Brasil a pioneira foi a TV Tupi, em 1950. A cor chegou à telinha em 1953, pelas redes americanas NBC e CBS, no Brasil só em 1972. No mesmo ano, entrou no ar o canal HBO, que, com a CNN (EUA, 1980), mudou o conceito de televisão a cabo. Por último vieram as transmissões digitais de alta definição que surgiu em 1991 no Japão.

AIDS

A sigla AIDS vem do inglês "Acquired Immuno Deficiency Syndrome, e significa em português: "Sindrôme da Imunodeficiência Adquirida". A doença foi descoberta no inicio dos anos 1980 e é causada pelo HIV (do inglês "Human Immunodeficiency Virus", em portugues "Vírus da Imunodeficiência Humana"). Esse vírus pode estar presente em todas as secreções líquidas do corpo, em quantidade muito variadas. No sangue, no sêmen e nas secreções vaginais ele aparece em grande quantidade. Já no suor, na lágrima, na urina e na saliva, a quantidade é bem menor, por isso não são consideradas meios de contágio relevante. HIV destroi os linfócitos (glóbulos brancos), responsáveis pela defesa do organismo. Com o sitema imonológico debilitado, o corpo ica vulnerável ao ataque de outros vírus e de bactérias, ou seja, sujeito as infecções oportunistas. A primeira vítima comprovada da doença morreu em 1959, no Congo. Em 1983, pesquisadores do Instituto Pasteur, na França, identificam o HIV. Os primeiros testes para revelar se a pessoa é portadora do vírus, ou seja, soropositivo, surgiu ainda na década de 1980. O vírus só é identificado seis meses após o contágio, o que torna a doença mais perigosa.

SATÉLITE



As ligações intercontinentais entre Estados Unidos e Europa se tornaram confiáveis com o lançamento do Telstar (EUA, 1962), o primeiro satélite de comunicação. O Telstar recebia as informações transmitidas por ondas de rádio, e as amplificava antes de mandar de volta a Terra.

ORIGEM DO FUTEBOL




A data do surgimento do futebol é algo que ninguém pode afirmar com convicção. A ação de chutar algum objeto sempre esteve presente na história da humanidade, seja uma pedra, uma fruta ou até um crânio. Os jogos que utilizavam os pés como instrumentos existem ha milhares de anos. Existem registros que datam de 4.500 anos antes de Cristo. Em Florença, na Idade Média, surgiu o Calccio Fiorentino, considerado o pai do Futebol moderno. O jogo era realizado na Praça Della Signoria de Florença, entre duas equipes, que poderiam usar as mãos e os pés para movimentar a bola. A finalidade era conduzir a pelota até o reduto do adversário. Na França, o Soule, semelhante ao Calccio Fiorentino, mas parente distante do futebol, atravessou fronteiras e chegou a Grã-Bretanha, onde evoluiu e aprimorou-se, chegando ao surgimento do rugby. O critério do jogo era levar a bola da praça de uma cidade até a praça da cidade adversária. Quem chegasse primeiro ao recinto do inimigo era o vencedor, esse jogo era considerado violento por seus jogadores. Entre os muitos cliubes praticante do rugby, alguns preferiam jogar a bola com os pés, chamando-o de football. Doze clubes, ou associações, adeptos ao jogo com os pés, marcaram uma reunião para tomar uma decisão: queriam praticar um esporte menos violento e com regras definidas e em 26 de outubro de 1863, os clubes criaram o Football Association, que adotava regras que haviam sido criadas pela Universidade de Cambridge. Ficou decidido que cada equipe poderia ter no máximo onze e no mínimo sete jogadores. No decorrer dos anos outras regras foram introduzidas e aprimoradas. Em 1904, foi fundada, em Paris, a FIFA. Com o imenso sucesso do futebol nos jogos alímpicos, o então presidente da entidade, o francês Jules Rimet, animou-se em organizar a primeira Copa do Mundo, realizada no Uruguai e que contou com a presença de 16 seleções. Hoje é o evento mais assistido do planeta. No Brasil, apesar de haver registros de jogos improvisados no país desde cerca de 1870, foi a partir do trabalho de Charles Miller que o esporte começou a ser difundido. Pode-se considerar que ele tenha sido "o pai" do futebol brasileiro. No ano de 1894, quando retornava de seus estudos na Inglaterra, o paulista, descendente de ingleses e escoceses, trouxe na bagagem a primeira bola de futebol do país.

RÁDIO




Em 12 de dezembro de 1901, o italiano Guglielmo Marconi difundiu ondas de rádio do extremo do sudeste da Inglaterra usando balões. Os sinais foram recebidos na Terra Nova, no Canadá. A data ficou conhecida como o dia em que o rádio foi inventado.

quarta-feira, 7 de setembro de 2011

VOLEI



A altura da rede é de 2,42 m (masculino) e 2,24 m (feminino). O Volei foi inventado em 1895, na sede da ACM de Massachusetts, pelo professor Willian George Morgan. No comomeço o jogo se chamava mintonette, e era praticado com uma corda no lugar da rede e uma bola de basquete.

terça-feira, 6 de setembro de 2011

MEIAS



As primeiras meias surgiram na Grécia em 600 a.C. Eram uma espécie de sapatos baixos que cobriam os dedos do pé e o calcanhar. Só as mulheres usavam; as meias eram um artigo vergonhoso para o homem. A seda, seu tecido tradicional, enontrou substituto no século XX: o náilon, a primeira fibra sintética (Du Pont, EUA, 1935)

SHAMPOO

Na Alemanha, em 1890, um detergente foi adaptado para limpar cabelos, mas só foi comercializado depois da Primeira Guerra Mundial (1919). O nome vem do hindu "Champo", que significa "massagear, amassar".

segunda-feira, 5 de setembro de 2011

WALKMAM




Quem teve sua adolescência nos anos 80 e 90 teve ou desejou ter um Walkmam. O departamento de vendas da Sony duvidava do sucesso do aparelho desenvolvido por seus engenheiros no Japão em 1979. Afinal o Walkmam não gravava. Mas um dos sócios da empresa, Akio Morita apostou que a empresa venderia mais de 100 mil aparelho até o final do ano. E foi o que aconteceu, Morita acertou na previsão.

BARALHO



A origem do baralho, mais provável é na China (século X). Mas eram apenas tiras de papel usadas para advinhação. O baralho moderno, de 52 cartas, apareceu na Europa no século XVI, e evoluiu até os naipes que conhecemos hoje: copas, espadas, paus e ouros.

FREEZER

O Freezer surgiu nos EUA em 1925, quando o empresário Clarence Birdseye aperfeiçoou um aparelho chamado Quick Freezing Machine (máquina de congelamento rápido)