domingo, 22 de julho de 2012

CHUVEIRO

No Egito (1350 a.C.), foi descoberto um lugar raso que seria uma espécie de tina para banhbo de chuveiro. Mas a ducha atual surgiu em uma prisão: o médico francês Merry Delabost a inventou em 1872 para melhorar a higiene: a cota era um banho por mês no inverno e dois no verão.

sexta-feira, 20 de julho de 2012

BOMBRIL

A idéia das palhas de aço veio dos EUA, mas a marca mais conhecida do mercado, a BOMBRIL (que acabou virando sinônimo do produto), foi criada pelo empresário brasileiro Roberto Sampaio Ferreira, em 1948.

quarta-feira, 18 de julho de 2012

SCHUBERT E BEETHOVEN

Schubert e Beethoven tiveram um único encontro: Schubert compôs uma música e a dedicou a Beethoven, a quem quiz levá-la pessoalmente. No encontro, por causa da surdez, Beethoven deu-lhe um pedaço de papel e um lápis para que explicasse determinado trecho, Schubert, de tão tímido que era, ficou nervoso com o pedido, fugindo de lá. Nunca mais se encontraram

PORCELANA

A Porcelana apareceu na China, na disnatia T´ang, entre os séculos 8 e 10. A palavra deriva do italiano porcellana (molusco de concha branca e brilhante), usada pelo mercador veneziano Marco Pólo para descrever um objeto chinês daquele material.

RELÓGIO DE PULSO

O relógio de pulso é um relógio especialmente adaptado para se usar no pulso. O primeiro modelo que se conhece foi feito cerca de 1814 pelo relojeiro Abraham Louis Bréguet, por encomenda de Carolina Murat, princesa de Nápoles e irmã de Napoleão Bonaparte. A invenção é ainda atribuída, mais tardiamente, em 1868, a Athoni Patek e Adrien Phillipe, fundadores da empresa Patek-Phillipe. O modelo tornou-se rapidamente popular como adereço tipicamente feminino a partir dessa altura. No início do século XX o aeronauta brasileiro Santos Dumont, por necessitar deste modelo por razões práticas, pois tinha as mãos sempre ocupadas em seus balões, pediu ao seu amigo joalheiro, Louis Cartier, que lhe fizesse um relógio de pulso especial. Cartier colocou então uma pulseira de couro  num dos maiores modelos de relógio de pulso femininos da sua colecção, e em março de 1904 ofereceu-o a Santos-Dumont. Este episódio leva a que se considere Santos Dumont como o responsável pela popularização do relógio de pulso entre os homens. A Primeira Guerra Mundial foi o marco definitivo no uso do relógio de pulso, já que os soldados precisavam de um jeito prático de saber as horas.

Fonte: wikipédia.org

METRÔ

O metropolitano, também chamado de metrô e conhecido em outros países como subway, underground, U-Bahn ou T-bana, é um meio de transporte urbano que circula sobre trilhos (carris), transportando passageiros. O primeiro metrô no mundo foi construído na cidade de Londres (Inglaterra) e sua inauguração aconteceu em 1863. Em todo o mundo existem cerca de 140 redes de metrôs, as quais se distinguem entre si, devido às condições do terreno e as metas de cada projeto. Alguns destes sistemas estagnaram o crescimento logo após a inauguração, enquanto que outros mantiveram um crescimento regular ao longo do tempo. Atualmente, a maior rede do mundo é a do metropolitano de Xangai, com cerca de 420 km de extensão (iniciada em 1995), seguidos de perto pelos centenários metropolitano de Nova Iorque, com 418 km de extensão e pelo mais antigo metrô do mundo, o metropolitano de Londres, com 408 km de extensão. Outros sistemas de grande comprimento são, por exemplo o de Tóquio (292 km), o de Seul (286 km), o metropolitano de Moscovo (269 km), o de Madrid (226 km) e o metropolitano de Pequim com 226 km de extensão (este em rápida ampliação devendo se tornar o segundo maior do mundo nos próximos anos) e o de Paris (212 km). No Brasil, a maior rede é a do Metrô de São Paulo com (74,3 km), seguido pelo Metrô de Brasília com (42,38 km), pelo Metrô do Rio de Janeiro (40,9 km), pelo Metrô do Recife com (39,5 km), pelo Metrô de Porto Alegre com (33,8 km) e pelo Metrô de Belo Horizonte (28,2 km). Em Portugal existem quatro sistemas, o Metropolitano de Lisboa com (39,6 km) o Metropolitano do Porto com (70 km), o Metropolitano do Sul do Tejo que engloba a região de Almada e o metro de Mirandela.

Fonte: wikipédia.org

sábado, 14 de julho de 2012

KID ABELHA

Tudo começou quando a galera cursava a PUC-RJ. Paula fazia Comunicação e Desenho Industria,; Leoni fazia Direito, George Engenharia e Bruno História. Numa aula de frances Leoni e Paula se conheceram. Paula soube que ele tinha uma banda com Beni e Pedro Farah. Ela começou a frequentar os ensaios, com o tempo os dois começaram a namorar e ela a cantar no grupo, ainda sem nome. George entrou na banda através de uma migo de Leoni e Bruno, só entrou depois que Pedro Farah saiu, ele passou a ser o novo guitarrista, por indicação do próprio Farah. O nome da banda surgiu meio que por acaso, eles tiveram uma chance de tocar na Rádio Flumeminence FM, a música "Distração", foi levada por Beni a Rádio. Lá Luiz Antonio Mello gostou muito da canção e resolveu tocá-la imediatamente, porém o grupo ainda estava sem nome e quando a música foi ao ar a banda foi batizada, nascia assim o KID ABELHA E OS ABÓBORAS SELVAGENS.