terça-feira, 13 de outubro de 2009

ESTOCOLMO CAPITAL DA SUÉCIA


Estocolmo (em língua sueca: ? Stockholm - AFI: [stɔkːɔlm]) é a capital e maior cidade da Suécia. É a sede do governo nacional sueco, do Parlamento e local da residência oficial do monarca sueco. Em 2008, a área metropolitana de Estocolmo era o lar de cerca de 21% da população da Suécia e contribuiu com 35% do Produto Interno Bruto (PIB) do país. Estocolmo tem uma população de 807 311 habitantes, a área urbana (tätort) tem 1,3 milhões, e a área metropolitana cerca de 2,0 milhões[1].
Estocolmo tem sido o centro cultural, político e econômico da Suécia desde o
século XIII. Sua localização estratégica sobre 14 ilhas no centro-sul da costa leste da Suécia, no lago Mälaren, tem sido historicamente importante. Uma vez que a cidade é construída sobre ilhas e conhecida pela sua beleza, tem interesses turísticos e tentou popularizar o apelido de "Veneza do Norte". A cidade é conhecida pelos seus edifícios e parques.[2] Estocolmo é uma das cidades mais visitadas dos países nórdicos, com mais de um milhão de turistas internacionais por ano.
Etimologia: O nome Stockholm nasce da junção de dois nomes; a primeira parte, stock, que significa literalmente tronco de madeira, pode ser relacionado com uma palavra do antigo alemão (Stock), que significa fortificação, enquanto que a segunda parte, holm significa ilhéu, referindo-se a Helgeandsholmen na zona central de Estocolmo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário