quarta-feira, 9 de dezembro de 2009


A cantora brasileira Tetê Espíndola e o compositor francês Phillipe Kasosch estão lançando o cd “BabelEyes – Música das Línguas Virgens”, recheado de músicas cantadas em línguas mortas ou em processo de extinção
Uma das músicas do disco – “Sadis Magicus” – é cantada em latim. Grande idioma do império romano, o latim era composto por 4 mil palavras e seu alfabeto, 23 letras. A língua foi desaparecendo com a queda do poderio militar de Roma. Hoje em dia, ela só é usada dentro da Igreja Católica e no vocabulário científico. Entretanto, o latim deu origem a línguas como o português, francês, espanhol, italiano, romeno, galego e catalão.

O Kama Sutra foi escrito originalmente em sânscrito, uma língua indiana praticamente extinta. O tupi foi língua mais falada no Brasil até o século 18 , quando o Marquês de Pombal proibiu seu ensino em todo o território nacional. Outros idiomas como o corso (falado na ilha de Córsega), torneladiano (variante do finlandês falado na Suécia) e o bretão (usado pelos antigos celtas) também correm o risco de desaparecer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário