terça-feira, 27 de outubro de 2009

Como era feita a viagem entre São Paulo e o Rio de Janeiro antes da construção da rodovia Presidente Dutra?


A rodovia Presidente Dutra foi inaugurada em 1951, com o nome de BR-2. A partir de 1928, o percurso era feito pela antiga Rodovia Rio-São Paulo. Ela começava na Praça Mauá, no Rio de Janeiro, e seguia até Santa Cruz pela estrada dos Jesuítas. Continuava até Paracambi, pela atual BR-465, e subia à esquerda da Dutra em direção a Passa Três, São José dos Marcos, Pouso Seco, Bananal, Formoso, São José do Barreiro, Queluz, Areias, Lavrinhas e Silveiras. A estrada pegava a direita do trajeto atual da Dutra, passando por Valparaíba, Lorena, Guaratinguetá, Aparecida, Roseira, Pindamonhangaba, Taubaté, Quirim, Caçapava e São José dos Campos. Voltava, então, para a margem esquerda da rodovia atual, passando por Jacareí, Mogi das Cruzes, Suzano, Arujá, Guarulhos e, enfim, São Paulo. Há registros de que, em 1908, o Conde Lesdain levou 876 horas para ir do Rio a São Paulo em estradas de boiadeiros e antigas picadas, a bordo de um automóvel Brassier. Em 1925, 144 horas foram suficientes para a Bandeira Automobilística da Associação de Estradas de Rodagem seguir de São Paulo ao Rio de Janeiro. Em 1928, com a inauguração da antiga Rio - São Paulo, o caminho passou a ser feito em 10 horas. Vinte anos mais tarde, com a deterioração desta estrada, a mesma viagem demorava doze horas. Hoje, bastam 5 horas e 30 minutos para ir de uma cidade à outra.

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