terça-feira, 27 de outubro de 2009

Tubarão



A forma, o número e a disposição dos dentes dos tubarões variam entre as espécies. Normalmente, uma série funcional pode ter até 60 dentes incluindo os dispostos no maxilar superior e no inferior.
Um tubarão perde 30 mil dentes ao longo de sua vida.
O animal vive em média entre 20 e 45 anos.
Carnívoro absoluto, ele caça peixes pequenos ou os grandes que já estão moribundos. Nunca pára de nadar e gasta muita energia. Por isso, tem digestão super rápida e precisar comer constantemente.
O tubarão é míope. Sua visão é captada apenas para enxergar objetos muito próximos. Em compensação, ele tem um sistema sensorial chamado ?linha lateral?. Quando há mudanças na pressão da água ou na corrente marítima, o tubarão as detecta. Desse modo, pode perceber a aproximação de um inimigo de grande porte, pela turbulência causada.
Existem aproximadamente 450 espécies de tubarão distribuídas por todos os oceanos, em águas tropicais, subtropicais, temperadas e frias, desde regiões costeiras a profundidas de até 3.000 metros. Na costa do Brasil, foram registradas 81 espécies.
A cada ano, cerca de 50 milhões de tubarões são capturados e mortos. Entre 1987 e 2002, só no Oceano Atlântico, houve uma redução de 50% da população de 8 tipos de tubarão. No mundo, 10 espécies correm risco de extinção.
Apenas 27 espécies de tubarões já se envolveram em ataques a seres humanos. As mais freqüentes foram protagonizadas pelo tubarão-branco, tubarã-tigre e cabeça-chata.
Números indicam que 20 a 25 pessoas morrem por ano em decorrência de ataques de tubarões. Para se ter uma idéia, no mesmo período, mais de mil pessoas morrem por causa de picadas de abelhas.
O maior tubarão do mundo é o baleia, que pode atingir 20 metros de comprimento. O título de menor fica com o tubarão-anão que, adulto, mede 25 centrímetros. O cação-bagre vive mais: pode passar dos 80 anos. E o mais veloz é tubarão-anequim, que alcança 64 km/h.
Há poucos animais que ameaçam os tubarões em seu ambiente. Entre eles, alguns grandes mamíferos como a orça e o cachalote.
Diversas partes do corpo deste predador estão sendo utilizadas no tratamento de doenças. Sua cartilagem possui uma substância que, em animais de laboratório, mostrou-se inibidora do crescimento de tumores. Outra substância presente serve à produção de pele artifical. A córnea é usada para fazer transplantes em seres humanos.
As nadadeiras do tubarão estão entre os derivados pesqueiros mais caros do mundo.
Anualmente, são capturados cerca de 70 milhões de tubarões em todo o mundo.
Os embriões do tubarão-tigre brigam dentro da barriga da mãe. O ganhador será o tubarãozinho que nascerá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário