quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Kolynos foi uma empresa que foi adquirida pela Colgate-Palmolive no final da década de 90.




*Empresa e marca adquirida pela Colgate-Palmolive em 1997
Sua compra aconteceu em uma época em que o mercado
brasileiro começava a ficar atraente, com sua abertura ao mercado exterior. A compra da Kolynos, feita pela Colgate-Palmolive, empresa norte-americana, envolveu uma transação de US$ 1,040 bilhão, em que US$ 760 milhões foram destinados ao mercado brasileiro.
Na época, protestos das concorrentes, principalmente
Procter & Gamble (P&G), grande interessada na compra, trouxeram à mídia uma série de discussões a respeito da lei antitrust e sobre a atuação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE), conselho responsável por defender, dentre outras coisas, a competitividade da economia no Brasil.
A Procter & Gamble protestava com base na informação de que a união das duas companhias as tornariam detentoras de 52% do mercado de higiene e beleza. A Colgate, até então possuidora da incrível marca de 27% do
market share (participação no mercado), passaria a deter a maior parte; saltaria para uma marca incrível de 79% do setor de higiene bucal, o que poderia ir completamente contra ao estabelecimento de uma competição saudável.


Kolynos é uma marca de pasta-de-dente muito famosa no Brasil, que foi extinta e substituída na fusão, pela então recém-criada Sorriso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário